Rafaela

Físico

Magra, executiva estilosa, cabelo castanho escuro, pele indígena, olhos castanhos, mede 1,70m.

Psicológico

Rafaela é indigena, por isso os traços marcantes coloridos no rosto. Rafaela é especialista em programação e é fera em matemática. Ela tem um canal no YOUTUBE que se chama “Fala aí Geek”. Ela trabalha em uma grande empresa. É bastante talentosa e pensa fora da caixa, é muito estilosa em tudo que faz. Trabalha, também, com a área de Pensamento Computacional e o divulga pelos seu canal “Fala aí Geek”. Rafaela é madrinha de Mariana (filha de Fernanda e Ariel). Rafaela tem um mascote misterioso junto ao seu canal, que é Bill, a lagartixa misteriosa que entra dentro dos computadores e do mundo virtual. Bill é a interface entre o real e o virtual e transforma os personagens reais em super-heróis guardiões do Pensamento Computacional e em super-heróis dos 4 Pilares, quando eles entram no mundo virtual. Os super-heróis ajudam a resolver as missões destinados aos bots (Betabot e Vibot) que fazem parte da Liga do Pensamento Computacional (L.P.C)! Como Bill vive entre o mundo real e virtual ele se tornará um parceiro e tanto de Betabot e Vibot, robôzinhos (entidades) virtuais herdados dos processos co-criativos de @MargaridaRomero (Universidade Côte d'Azur-FR e Univeristé LAval-CA). A Rafaela é mentora dos guardiões do Pensamento Computacional. Ela escolheu 3 representantes para ser guardiões das três habilidades básicas do Pensamento Computacional: Cícero recebeu a insígnia da criatividade, pela sua capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas, sendo original; já a Malu, recebeu a insígnia da Inventividade, por ser uma guardiã talentosa com o  espírito inventivo; e a Ana, recebeu a insígnia da produtividade, por ser eficiente e eficaz  quando o propósito é produzir.

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Sobre o Projeto

O Brasil sofre com a carêcia de profissionais formados em Ciência da Computação e Tecnologia da Informação. Com o intuito de contribuir para a baixa dessa carência, o projetoPopularização da Ciência da Computação estuda a criação de gibis que abordam conteúdo da área da Ciência da Computação (que também envolve Sistema da Informação e Engenharia da Computação), para despertar nos jovens e futuros universitários e empreendedores o interesse dessa área.

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