Projeto descontinuado!
Sobre nós |
O objetivo principal do projeto Siirius é projetar, desenvolver e disponibilizar os Jogos Sérios para tratamento de AVC (Poststroke Serious Game) ao público sergipano de pacientes com AVC visando melhorar a função motora e motivação dos pacientes durante o processo de tratamento e reabilitação, reduzindo os estados depressivos causados pela doença. O Projeto Siirius em desenvolvimento encontra-se numa das três linhas de trabalho do Núcleo de Tecnologia Assistiva da Universidade Federal de Sergipe criado sob vínculo do MCTI - Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECIS/MCTI), no âmbito da Ação Orçamentária 8976 - Apoio a Projetos de Tecnologias Social e Assistiva, do Programa 2021 - Ciência, Tecnologia e Inovação, do Plano Plurianual 2012-2015. (O projeto do Núcleo foi proposto pela pró-reitoria de Extensão junto à SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA INCLUSÃO SOCIAL sob PORTARIA Nº 39, DE 28 DE JUNHO DE 2012 no DOU. "O Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto no Documento de Referência para Apresentação, Habilitação e Seleção de Núcleos de Tecnologia Assistiva, resolve: Art. 1 Tornar público o resultado preliminar das instituições selecionadas para estabelecer Núcleos de Tecnologia Assistiva que doravante comporão a rede de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia Assistiva, conforme diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite, instituído pelo Decreto Nº 7.612/2011.) A coordenação geral dos núcleos no Brasil foi designado ao Centro de Tecnologia da Informação - Renato Archer, em Campinas - SP. Neste portal podemos encontrar:
|
Projetos |
2015 - 2016PVB2864-2015 Siirius Canoe- Jogo Sério para reabilitação rotatoria do tronco para pessoas com AVC 2014 - 2015PVB1874-2014 Siirius Volleyball (Reabilitando membros superiores após AVC, detectando e melhorando a motivação de pacientes pelo uso de Jogos Sérios para tratamento de AVC) 2013 - 2014PVB1316-2013 Criando Serious Game para reabilitação de pacientes com AVC- aspectos inteligentes do software 2012 - 2013PVB565-2012 Adaptando questões da motivação de pacientes (com o uso do Kinect) em Jogos Sérios para tratamento de AVC (Poststroke Serious Game) usado para reabilitação de membros superiores após AVC |
Produtos |
Plataforma Siirius
Marcas
|
Publicações |
Journal
Long Paper
Short paper
Blog
|
Equipe |
Equipe brasileira
Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Universidade Federal de Sergipe, gutanunes at gmail.ufs.br Área Tecnológica - Departamento de Ciência da Computação Marco Chella - Universidade Federal de Sergipe Área Tecnológica - Siirius Surfer - Departamento de Ciência da Computação Adicinéia Aparecida de Oliveira - Universidade Federal de Sergipe Dr. Leonardo Nogueira Matos - Universidade Federal de Sergipe Hendrik Teixeira Macedo - Universidade Federal de Sergipe Área de Saúde Dr. Josimari Melo de Santana - Universidade Federal de Sergipe (Cooredenadora) Daniela da Costa Maia - Universidade Federal de Sergipe Alunos de Graduação Iraildo Da Costa Carvalho Itamar Sousa Silva Jean Carvalho Santos Alunos de Graduação com bolsa finalizada Ariel Ferreira Rodrigues Breno Cruz Barros Eric Moura Guimarães José Adriano Dias da Silva José Antonio Andrade Lucas Renato Aragão Silva Natanael Santos do Nascimento Nelson Rangel Santos Passos Saulo Lordão Andrade Barross Equipe francesa
Dr. Abdelkader Gouaïch - Universidade de Montpellier |
Contato |
E-mail: gutanunes@gmail.com |
Links |
Links relacionados ao projeto e seus desenvolvedores. Página do Departamento de Computação (DCOMP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS): Clique aqui. Página da professora Maria Augusta Silveira Netto Nunes que divulga pesquisas relacionadas à Computação Afetiva: Clique aqui. |
Prêmios |
2014
Selecionado José Antonio Andrade no SBGAMES2014 no concurso de categoria para GAME/Art Cenário e personagem e Processo artistico com SIIRIUS Volleyball-, SBGAMES-SBC. Prêmio melhor short-paper- Trilha Industria SBGAMES 2014 (Titulo:Prospecção Tecnológica sobre Sensores Direcionados à Jogos Sérios para Reabilitação Motora), SBGAMES-SBC. Prêmio melhor Jogo na categoria "Outras plataformas" no Festival de Jogos SBGAMES 2014 (Titulo: SIIRIUS SURFER 2), SBGAMES-SBC. Clique aqui para mais informação. 2013
2012
Best Computação SBGAMES (Titulo artigo: Siirious Surfer: Utilizando jogos sérios na reabilitação de tronco para pacientes pós-AVC), SBC. PRÊMIO DESTAQUE EM INICIAÇÃO TECNOLÓGICA POR INVENTORES, Universidade Federal de Sergipe. |
Vídeos |
Clique abaixo para acessar o vídeo.Siirius Volleyball - Mostra de Artes, SBGames, 2014 Siirius Surfer 2 - Festival de Jogos - SBGames 2014 (Trailer) Siirius Surfer - Trailer [Núcleo de Tecnologia Assistiva - UFS] |