Projeto descontinuado!

Sobre nós

O objetivo principal do projeto Siirius é projetar, desenvolver e disponibilizar os Jogos Sérios para tratamento de AVC (Poststroke Serious Game) ao público sergipano de pacientes com AVC visando melhorar a função motora e motivação dos pacientes durante o processo de tratamento e reabilitação, reduzindo os estados depressivos causados pela doença.

O Projeto Siirius em desenvolvimento encontra-se numa das três linhas de trabalho do Núcleo de Tecnologia Assistiva da Universidade Federal de Sergipe criado sob vínculo do MCTI - Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECIS/MCTI), no âmbito da Ação Orçamentária 8976 - Apoio a Projetos de Tecnologias Social e Assistiva, do Programa 2021 - Ciência, Tecnologia e Inovação, do Plano Plurianual 2012-2015.

(O projeto do Núcleo foi proposto pela pró-reitoria de Extensão junto à SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA INCLUSÃO SOCIAL sob PORTARIA Nº 39, DE 28 DE JUNHO DE 2012 no DOU. "O Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto no Documento de Referência para Apresentação, Habilitação e Seleção de Núcleos de Tecnologia Assistiva, resolve: Art. 1 Tornar público o resultado preliminar das instituições selecionadas para estabelecer Núcleos de Tecnologia Assistiva que doravante comporão a rede de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia Assistiva, conforme diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite, instituído pelo Decreto Nº 7.612/2011.)

A coordenação geral dos núcleos no Brasil foi designado ao Centro de Tecnologia da Informação - Renato Archer, em Campinas - SP.

Neste portal podemos encontrar:

  • descrições dos trabalhos já realizados e prêmios recebidos;
  • contatos dos atuais e antigos colaboradores;
  • alguns links de frutos (aplicativos) já obtidos;
  • descrições dos projetos e links relacionados ao trabalho realizado.
Projetos

2015 - 2016

PVB2864-2015 Siirius Canoe- Jogo Sério para reabilitação rotatoria do tronco para pessoas com AVC
MARIA AUGUSTA SILVEIRA NETTO NUNES

2014 - 2015

PVB1874-2014 Siirius Volleyball (Reabilitando membros superiores após AVC, detectando e melhorando a motivação de pacientes pelo uso de Jogos Sérios para tratamento de AVC)
MARIA AUGUSTA SILVEIRA NETTO NUNES

2013 - 2014

PVB1316-2013 Criando Serious Game para reabilitação de pacientes com AVC- aspectos inteligentes do software
MARIA AUGUSTA SILVEIRA NETTO NUNES
PVB1317-2013 Serious Game para reabilitação de pacientes com AVC- Desenvolvimento tecnológico e inovação na Saúde
MARIA AUGUSTA SILVEIRA NETTO NUNES

2012 - 2013

PVB565-2012 Adaptando questões da motivação de pacientes (com o uso do Kinect) em Jogos Sérios para tratamento de AVC (Poststroke Serious Game) usado para reabilitação de membros superiores após AVC
MARIA AUGUSTA SILVEIRA NETTO NUNES

Produtos

Plataforma Siirius

  • Sobre a plataforma
  • Siirius Surfer 1.0
  • Siirius Surfer 2.0
  • Siirius Volleyball
  • Siirius Canoe

Marcas

  • Siirius
  • Siirius Surfer
  • Siirius Volleyball
  • Siirius Canoe
  • Siirius Surfer Personagem
  • DUDA
  • SID
  • Registro de Personagens
Publicações

Journal

  • BARROS, S. L. A. ; PASSOS, N. R. S. ; NUNES, M. A. S. N.. BREVE ESTUDO DO ESTADO DA ARTE SOBRE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E SERIOUS GAMES PARA APLICAÇAO NO PROJETO AVC DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DA UFS.. Revista GEINTEC- Gestão , Inovação e Tecnologias, v. 3, p. 129-143, 2013.
  • GUIMARAES, E. M. ; NUNES, M. A. S. N. PROSPECÇÃO EM JOGOS SÉRIOS PARA REABILITAÇÃO DE PACIENTES PÓS-AVC. . Revista GEINTEC- Gestão , Inovação e Tecnologias, v. 3, p. 147-156, 2013.

Long Paper

  • RODRIGUES, A. ; NUNES, M. A. S. N. . Tornando NPCs mais hábeis a simular o comportamento humano: um mapeamento sistemático da literatura sobre Computação Afetiva em jogos digitais. In: XIII SBGames, 2014, Porto Alegre. Proceedings of SBGames 2014. Porto Alegre: SBC-PUCRS, 2014. v. 1. p. 457-466
  • PASSOS, N.R.; BARROS, S. L. A.; GUIMARAES, E. M. NUNES, M. A. S. N.; MACEDO, H.; ALBIERO, F. M.; SANTANA, J. M. ; MAIA, D. C.; Gouaich, A.Siirious Surfer: Utilizando jogos sérios na reabilitação de tronco para pacientes pós-AVC In: SBGames, 2013, São Paulo. SBGAMES, 2013. p. 25-28.

Short paper

  • CARDOSO, L. ; NUNES, M. A. S. N. . Prospecção Tecnológica sobre Sensores Direcionados à Jogos Sérios para Reabilitação Motora. In: XIII SBGames, 2014, Porto Alegre. Proceedings of the SBGames 2014. Porto Alegre: SBC-PUCRS, 2014. v. 1. p. 1141-1144.
  • MAIA, D. C. ; BARROS, S. L. A. ; ALBIERO, F. M. ; NUNES, M. A. S. N. ; SANTANA, J. M. ; MACEDO, H. Projetando Serious Games para tratamento do controle de tronco em pacientes com AVC. In: WIM 2013 - XIII Workshop de Informática Médica- In: CSBC 2013, 2013, Maceio.

Blog

  • CHAMUSCA, M. ; BARROS, S. L. A. ; PASSOS, N. R. S. ; MACEDO, H. ; MAIA, D. C. ; GUIMARAES, E. M. ; ALBIERO, F. M. ; NUNES, M. A. S. N. ; SANTANA, J. M. . NÚCLEO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CRIA SEU PRIMEIRO PROTÓTIPO DE JOGO SÉRIO. JORNALISMO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA- Blog Jornalístico-Universidade Presbiteriana Mackenzie., 25 abr. 2013.
Equipe

Equipe brasileira

    Coordenador geral
    Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Universidade Federal de Sergipe, gutanunes at gmail.ufs.br

    Área Tecnológica - Departamento de Ciência da Computação
    Marco Chella - Universidade Federal de Sergipe

    Área Tecnológica - Siirius Surfer - Departamento de Ciência da Computação
    Adicinéia Aparecida de Oliveira - Universidade Federal de Sergipe
    Dr. Leonardo Nogueira Matos - Universidade Federal de Sergipe
    Hendrik Teixeira Macedo - Universidade Federal de Sergipe

    Área de Saúde
    Dr. Josimari Melo de Santana - Universidade Federal de Sergipe (Cooredenadora)
    Daniela da Costa Maia - Universidade Federal de Sergipe

    Alunos de Graduação
    Iraildo Da Costa Carvalho
    Itamar Sousa Silva
    Jean Carvalho Santos

    Alunos de Graduação com bolsa finalizada
    Ariel Ferreira Rodrigues
    Breno Cruz Barros
    Eric Moura Guimarães
    José Adriano Dias da Silva
    José Antonio Andrade
    Lucas Renato Aragão Silva
    Natanael Santos do Nascimento
    Nelson Rangel Santos Passos
    Saulo Lordão Andrade Barross

Equipe francesa

    Área Tecnológica
    Dr. Abdelkader Gouaïch - Universidade de Montpellier
Contato

E-mail: gutanunes@gmail.com

Links

Links relacionados ao projeto e seus desenvolvedores.

Página do Departamento de Computação (DCOMP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS): Clique aqui.

Página da professora Maria Augusta Silveira Netto Nunes que divulga pesquisas relacionadas à Computação Afetiva: Clique aqui.

Prêmios

2014

    Prêmio Jovem Cientista -Ariel Ferreira Rodrigues- PROJETO :Extração de característica afetiva e design grafico do Serious Game), FAPITEC-SE.
    Selecionado José Antonio Andrade no SBGAMES2014 no concurso de categoria para GAME/Art Cenário e personagem e Processo artistico com SIIRIUS Volleyball-, SBGAMES-SBC.
    Prêmio melhor short-paper- Trilha Industria SBGAMES 2014 (Titulo:Prospecção Tecnológica sobre Sensores Direcionados à Jogos Sérios para Reabilitação Motora), SBGAMES-SBC.
    Prêmio melhor Jogo na categoria "Outras plataformas" no Festival de Jogos SBGAMES 2014 (Titulo: SIIRIUS SURFER 2), SBGAMES-SBC. Clique aqui para mais informação.

2013

    Best Short paper no XIII Workshop em Informática Médica- WIN 2013 in CSBC 2013, SBC.

2012

    Prêmio Jovem Cientista FAPITEC- Saulo L. A. Barros- PROJETO Serious Game para AVC -SIIRIUS, FAPITEC-SE.
    Best Computação SBGAMES (Titulo artigo: Siirious Surfer: Utilizando jogos sérios na reabilitação de tronco para pacientes pós-AVC), SBC.
    PRÊMIO DESTAQUE EM INICIAÇÃO TECNOLÓGICA POR INVENTORES, Universidade Federal de Sergipe.
Vídeos

Clique abaixo para acessar o vídeo.

Siirius Volleyball - Mostra de Artes, SBGames, 2014

Siirius Surfer 2 - Festival de Jogos - SBGames 2014 (Trailer)

Siirius Surfer - Trailer [Núcleo de Tecnologia Assistiva - UFS]